A erva mais conhecida no mundo da magia é a Arruda, não só dentro da Umbanda , mas também em outras religiões, ou até mesmo fora, como benzedeiras, etc...
Na umbanda é muito utilizada por pretos velhos e caboclos, muito indicada para banhos, amuletos, benzeduras, defumações, e magias no geral.
O que normalmente não é sabido por muitos, é que existem dois tipos de arruda: Arruda Macho e Arruda Fêmea.
Arruda macho como é popularmente conhecida, tem suas folhas alongadas e maiores. Ela vibra na irradiação do Orixá Exu, está ligada também ao Orixá Ogum, pertencente ao trono da Lei. É indicada para cortar o mau olhado, olho gordo, inveja, etc... seja em amuletos, banhos, ervas e demais fins. É muito poderosa para afastar energias negativas, por si só tem um poder imensurável.
Já a Arruda fêmea tem suas folhas menores e arredondadas, vibra na irradiação do Orixá Oxóssi, pertencente ao trono do Conhecimento, pode ser usada em banhos de descarga e limpeza, na maioria das vezes associada a outras ervas, também é muito utilizada na lavagem de guias (contas), é amuleto natural contra vibrações negativas, sendo muito utilizada por esse motivo em forma de cruz e figa.
Acredita-se também que pode ser utilizada contra pulgas e carrapatos na forma de banhos concentrados, e em forma de pó contra piolhos. Além de muito indicada em forma de compressa, para doenças de pele, como feridas, etc...
Por si é uma erva mística, com finalidade de cortar, descarregar, por ser uma erva quente, mesmo que não seja dado uma finalidade ao utilizá-la, ela desempenha seu papel.
Sua importância é tanta dentro da Umbanda, que existem falanges de Entidades, que a trazem em seu nome, na maioria das vezes caboclos e pretos velhos.
Esperamos ter esclarecido algumas das dúvidas sobre a erva mais conhecida na religião.
Até uma próxima oportunidade!
Axé!
Texto: Leila Missio.