domingo, 21 de abril de 2019

Arruda na Umbanda


A erva mais conhecida no mundo da magia é a Arruda, não só dentro da Umbanda , mas também em outras religiões, ou até mesmo fora, como benzedeiras, etc...

Na umbanda é muito utilizada por pretos velhos e caboclos, muito indicada para banhos, amuletos, benzeduras, defumações, e magias no geral.

O que normalmente não é sabido por muitos, é que existem dois tipos de arruda: Arruda Macho e Arruda Fêmea.


Arruda macho como é popularmente conhecida, tem suas folhas alongadas  e maiores. Ela vibra na irradiação do Orixá Exu, está ligada também ao Orixá Ogum, pertencente ao trono da Lei.  É indicada para cortar o mau olhado, olho gordo, inveja, etc... seja em amuletos, banhos, ervas e demais fins. É muito poderosa para afastar energias negativas, por si só tem um poder imensurável.

 Já a Arruda fêmea tem suas folhas menores e arredondadas, vibra na irradiação do Orixá Oxóssi, pertencente ao trono do Conhecimento, pode ser usada em banhos de descarga e limpeza, na maioria das vezes associada a outras ervas, também é muito utilizada na lavagem de guias (contas), é amuleto natural contra vibrações negativas, sendo muito utilizada por esse motivo em forma de cruz e figa. 

Acredita-se também que pode ser  utilizada contra pulgas e carrapatos na forma de banhos concentrados, e em forma de pó contra piolhos. Além de muito indicada em forma de compressa, para doenças de pele, como feridas, etc...

Por si é uma erva mística, com finalidade de cortar, descarregar, por ser uma erva quente, mesmo que não seja dado uma finalidade ao utilizá-la, ela desempenha seu papel.

Sua importância é tanta dentro da Umbanda, que existem falanges de Entidades, que a trazem em seu nome,  na maioria das vezes caboclos e pretos velhos. 

Esperamos ter esclarecido algumas das dúvidas sobre a erva mais conhecida na religião.

Até uma próxima oportunidade! 

Axé! 

Texto: Leila Missio.


Fonte imagem: www.hortasbiologicas.pt

Perfume de Alfazema


Hoje vamos falar sobre o  perfume de alfazema, talvez você já tenha ouvido falar, mas já se perguntou,  para que ele é utilizado na Umbanda?

O perfume de alfazema é muito presente  nos trabalhos de Umbanda. Servem como aromatizadores, limpadores energéticos, como potencializadores de magia e também como catalizadores onde não se pode usar o álcool. 

Considerada uma erva morna, a Alfazema em si contêm propriedades energéticas e espirituais muito importantes, é uma erva irradiadora de paz, tranquilidade e de energias espirituais superiores. Também serve para afastar energias nocivas, destruir larvas astrais e miasmas. Pode auxiliar muito no desenvolvimento mediúnico, sendo usado em banhos. Na umbanda a flor de alfazema está ligada diretamente a Oxum e Iemanjá, logo o perfume também .
É uma planta muito utilizada em rituais.

Quando adicionado o álcool que já é um antisséptico por excelência produz verdadeira devassidão sobre as hostes negativas no processo de limpeza, além de seu perfume muito agradável. 

Hoje em dia infelizmente, a  essência de alfazema foi substituída por elementos artificiais, por isso, o ideal é fazer seu próprio perfume caseiro, colocando alguns galhos de alfazema seca ou fresca junto ao álcool dentro de um vidro por exemplo.

Esperamos ter esclarecidos algumas das dúvidas sobre a alfazema e seu perfume.

Até uma próxima oportunidade! 

Axé!

Texto: Leila Missio

Fonte imagem: https://www.saudedr.com.br 

Pedra Ônix




A pedra Ônix  é conhecida também por Quartzo Preto devido a sua cor.

É uma pedra muito poderosa quando se trata de proteção, podendo ser usada individualmente, como em um colar, pulseira, chaveiro, etc... ela funciona como um imã, puxando para si todas as energias negativas, afim de dissipá-las, combate não só energias vindas de terceiros, mas também energias que podem surgir dos pensamentos e atitudes da própria pessoa. Pode ser usada também em um ambiente, limpando  e assim impedindo que as energias negativas que ali circulam se acumulem, fazendo com que diminua a chance de o ambiente ficar contaminado, pela inveja, discórdia e sentimentos afins.

Dentro da Umbanda, está ligada ao Orixás Omolú que pertence ao trono da Geração, assim irradiando essa energia, também está ligada ao Orixá Exu, sendo muito utilizada por entidades que atuam nessas linhas.

Relacionada ao chakra básico, age diretamente em nossa energia vital, pode ser utilizada em rituais de cura, principalmente em problemas ligados a pele, como feridas abertas, etc..

Seu poder não é de hoje, já é reconhecido desde épocas antigas e foi passado durante todos esses séculos de geração por geração. Muitas civilizações já conheciam o seu efeito de proteção e usavam a Ônix para se protegerem da inveja e de magias negras, por possuir um grande poder de proteção e de destruir energias negativas que podem vir do exterior ou de você mesmo.  Como exemplo a civilização persa.

Muitas  vezes, em nosso dia-a-dia, somos impactados por energias negativas, vindas de fora e até  de nós mesmos. Uma forma de se proteger é ter uma pedra de Ônix sempre por perto ou com você.

Importantíssimo também é descarregá-la, pois, por ser uma pedra que puxa muita energia, costuma ficar  carregada com frequência, há muitas maneiras de a energizar, como deixá-la a luz do sol, a luz da lua, exposta a chuva, lavá-la com sal grosso, etc... O importante não é como fazer, mas sim descarregá-la sempre que sentir.

Esperamos ter esclarecido algumas da dúvidas sobre esta maravilhosa pedra.

Até uma próxima oportunidade! Axé!


Texto Leila Missio


Fonte imagem:www.cristaisaquarius.com.br

Espada de Ogum ou Espada de São Jorge



Hoje vamos falar sobre uma das ervas mais conhecidas dentro da Umbanda.
Você com certeza já ouviu falar sobre Espada de São Jorge, mas sabia que existem 3 tipos? Sabe como utilizá-la?  É sobre elas e suas diferenças que vamos falar hoje.

A Espada de São Jorge é muito conhecida não só por praticantes da Umbanda, como também de outras religiões, é vista como um forte amuleto e utilizada de várias formas, atua principalmente contra inveja e é ótimo repelente a pessoas mal intencionadas e com sentimentos ruins e afins.

Para combater o mal olhado e trazer proteção a casa, é ideal que a planta seja colocada logo na entrada, podendo ser colocada também em outros ambientes, essa erva pode auxiliar quem sofre com energias negativas de terceiros, diminuindo ou até mesmo cortando esse tipo de energia
Para proteção é indicado a Espada de São Jorge/Ogum ou a Lança de São Jorge/Ogum.

Mas se engana quem pensa que ela serve somente para isso, a planta também pode ser usada para prosperidade, nesse caso é indicado a Espada de Santa Bárbara/Iansã. Ideal que esteja dentro da casa, de preferência onde costumam ficar todos os membros da casa, como cozinha, sala, etc...

A planta também traz uma sensação de coragem, determinação e liberdade para os moradores, e você também pode conseguir essa sensação através de banhos e defumações.

Também pode ser utilizada em local de trabalho, além do trabalho energético que ela faz, é uma planta muito bonita para decoração.

Agora vamos aos 3 tipos:


Espada-de-São-Jorge:


Para os leigos todas costumam levar o nome de São Jorge, as diferenças costumam ser mínimas. Na umbanda a planta está ligada aos poderes de Ogum, o orixá da guerra, da coragem, além de ser o Orixá protetor das casas, moradias e templos religiosos, pertencente ao trono da Lei. Suas folhas costumam ser verdes por completo, apenas com algumas manchas esbranquiçadas,  ao longo da folha. Como na imagem a baixo:



Espada-de-Santa-Bárbara:


Na Umbanda é conhecida como Espada de Iansã, Orixá que atua sobre os ventos e do mal tempo, além de ser conhecida pela sua garra e pela capacidade de reger os espíritos dos mortos. Pertencente ao trono da  Lei. Alguns acreditam que  essa espada também seja utilizada na vibração de Oxóssi, Orixá da caça, das florestas, dos animais, da fartura e do sustento. Pertencente ao trono do Conhecimento. Quando assim usada, essa planta pode ser denominada Espada-de-Oxóssi, suas folhas são exatamente iguais à de Jorge, porém, suas bordas são amarelas, desde a raiz às suas pontas. Como na imagem a baixo:



Lança-de-São-Jorge: 


Novamente falando sobre São Jorge e Ogum, a Lança é mais um dos tipos de Espada-de-São-Jorge, tem realmente um aspecto pontudo de lança, já que as folhagem são fechadas, em formato cilíndrico. Como na Imagem a baixo:



Esperamos ter esclarecido algumas das dúvidas sobre essas plantas.

Agradecemos a companhia, e esperamos você em uma próxima oportunidade! 

Axé!


Texto: Leila Missio


Fontes de  Imagens:

Arruda na Umbanda

A erva mais conhecida no mundo da magia é a Arruda, não só dentro da Umbanda , mas também em outras religiões, ou até mesmo fora, como ...