Conhecido como " O Senhor das Passagens ", é o Orixá que atua na evolução dos seres.
É o Pai que juntamente com mamãe Nanã, sinaliza as passagens de um estágio de evolução ao outro, ambos são Orixás terra-água, tem magnetismo misto, na terra está a estabilidade e na água a mobilidade.
Enquanto Nanã decanta os espíritos que irão reencarnar, Obaluaiê estabelece o cordão energético que une o espírito ao corpo carnal, ainda no útero materno.
Na Umbanda, esse Pai é evocado como Senhor das almas, dos meios acelerados de sua evolução. Quando um ser natural de Obaluaiê baixa num médium e gira no templo, todos sentem uma serenidade e um bem-estar, ele traz em si a estabilidade, a calmaria e a vontade de avançar, e se aproximar de Deus.
Ele rege a linha dos Pretos-Velhos, que traz a natureza medicinal de Obaluaiê, que é curador, além de nos transmitirem paz, confiança, esperança e bem-estar.
Os pontos de força regidos por ele são os cemitérios ou campos santos, lugares sagrados para os povos de todas as culturas. São os pontos de transição do espírito, quando deixa a matéria e passa para o plano espiritual.
Trono: Evolução
Cor: Violeta, prateado, branco
Vela: Violeta
Fator: Transmutador / evolutivo
Elemento: Terra e água
Pólo magnético: Positivo - masculino
Sentido: Sabedoria
Cor: Violeta, prateado, branco
Vela: Violeta
Fator: Transmutador / evolutivo
Elemento: Terra e água
Pólo magnético: Positivo - masculino
Sentido: Sabedoria
Pedra: Turmalina, Obsidiana
Minério: Cassiterita
Energia: Telúrica ou da Evolução
Saudação: Atotô, meu Pai! - significado: Peço quietude, meu Pai!
Dia da semana de melhor vibração: Segunda-feira
Ervas: alho desidratado, alho casca, cebola desidratada, cebola casca, cipó cruz, valeriana, garra do diabo, mamona, picão preto, fumo, chorão, pinhão roxo, barba de velho, sálvia, damiana, salsaparrilha, sete sangrias, trapoeraba, sabugueiro flor, beterraba folhas, catinga de mulata, ipê roxo, lantana, umbaúba, arroz, velame.
Flores: bromélias, cravo e cravina, trapoeraba, quaresmeira, crisântemo
Frutas e alimentos: pipocas, mel, água, figo, batata doce roxa, beterraba
Culto familiar
Material
- 3 velas brancas
- 3 pires ou castiçais
- incenso de violeta
- 1 jarra com água
- pétalas de crisântemo branco
- folhas de sálvia
- uma toalha branca
Ritual
Ascender as velas, ladeadas com as pétalas, ervas e jarra com água. ascender o incenso. Se usar nomes ou fotos de pessoas, colocá-las em baixo dos suportes das velas.
Fazer as orações em conjunto, com as pessoas ajoelhadas, com muito Respeito, Dedicação, Fé e Amor. Fazer a evocação.
Evocação
"Amado Pai Obaluaiê, nós vos evocamos e vos pedimos a benção e a irradiação de vossa luz sobre os presentes a este ritual. Faça com que busquemos, cada vez mais, os bons ensinamentos, sentimentos e atitudes que nos elevem e nos conduzam á Luz do nosso Divino Criador.
Impeça-nos, Pai, de sucumbimos diante de provas elementares e regredirmos praticando atitudes impensadas. Capacite-nos com a necessária humildade e compreensão para ajudarmos nossos irmãos infelizes. Clamamos a vós, querido Pai, que nos inunde com vosso poder evolutivo, para que nossos passos sejam sempre em direção á Luz Divina.
Pedimos força, coragem, paz, amparo, saúde física e espiritual e o luzir de nossos espíritos com a capacidade de amar e perdoar. Que a maldade não tenha forças e poder sobre nós e que qualquer ação levantada contra nós encontre a vossa presença e se quebre em choque com as obras de luz.
Sagrado Pai, livre-nos da submissão aos espíritos viciosos, embusteiros e obsessivos. Que a prosperidade, a saúde, a felicidade e a alergia de viver imperem em nossas jornadas e nas jornadas de nossos amigos e familiares que aqui não puderam estar no dia de hoje.
Que cada um de nós se sinta fortalecido e ungido das vossas graças, agora e durante toda a nossa passagem terrena.
Amém!"
Após a queima das velas, as pessoas beneficiadas poderão tomar da água fluidificada e fazer banhos, do pescoço para baixo, com as flores e ervas.
Esperamos ter esclarecido algumas das dúvidas sobre esse Orixá.
Agradecemos a companhia, e esperamos você em uma próxima oportunidade!
Texto: Leila Missio
Fontes de pesquisa:
Livro Manual Doutrinário, Ritualístico e Comportamental Umbandista, de Mestre Rubens Saraceni
Agradecemos a companhia, e esperamos você em uma próxima oportunidade!
Texto: Leila Missio
Fontes de pesquisa:
Livro Manual Doutrinário, Ritualístico e Comportamental Umbandista, de Mestre Rubens Saraceni
Fonte imagem: https://filhosdegaia.files.wordpress.com/2013/08/obaluac3aa.jpg