Essa com certeza é uma das maiores dúvidas quando entramos para a religião, ou até mesmo quando a conhecemos um pouco.
Muitas vezes são confundidos com os signos astrológicos. Na verdade os Orixás possuem relação com os planetas, e não com os signos, como muitos imaginam. Essa associação acontece normalmente por serem influências muito parecidas que atuam nossas vidas, e é sobre isso que nos dedicamos a falar hoje.
Afinal qual a influência dos Orixás em nossa vida? O que muda sermos filhos de um ou de outro ?
A origem
Para entendermos melhor sobre Orixás Ancestrais, de Frente (ou de Cabeça) e Adjunto e suas distinções, retornamos ao início da vida de um ser, em sua primeira concepção. Quando falamos sobre primeira concepção nos referimos a um ser que ainda não encarnou nesse plano, que acabou de ser gerado por Deus e sua energia divina e que é ainda uma estrela fatoral.
Em nossa primeira “vinda” ao mundo somos um pequeno fragmento de vida e temos o formato da estrela fatoral do nosso Orixá, aprofundaremos esse assunto em outro texto.
Ancestrais
No momento em que o ser é concebido pelo Divino Criador, ele é atraído uma onda magnetizadora do Orixá Ancestral (Ancestre), isso quando o ser ainda é uma “centelha divina”.
Cada um dos Orixás possuem suas qualidades que estão ligadas ao Trono em que se assentam e ao mistério divino que regem, sendo:
Qualidade: Religiosos - Mistério Fé - Orixás Oxalá e Oyá
Qualidade: Conceptivos - Mistério Amor - Orixás Oxum e Oxumaré
Qualidade: Expansores - Mistério Conhecimento - Orixás Oxóssi e Obá
Qualidade: Judiciosos - Mistério Justiça - Orixás Xangô e Egunitá
Qualidade: Ordenadores - Mistério Lei - Orixás Ogum e Iansã
Qualidade: Transmutadores - Mistério Saber - Obaluayê e Nanã
Qualidade: Criativos - Mistério Vida - Iemanjá e Omulú
Vale lembrar que Mistério e Trono não são a mesma coisa, mas esse assunto fica para um próximo texto.
Enfim, quando acontece essa atração, o ser agrega em si, como sua natureza íntima, a qualidade a qual esse Orixá emana e isso irá acompanhá-lo em todas as suas reencarnações.
Nesse exato momento você provavelmente está se perguntando, “mas como isso é definido? Porque somos atraídos para um Orixá e não para outro?"
Calma, isso tem um porquê, no livro Orixás Ancestrais, do Mestre Rubens Saraceni, é explicado de uma forma bem compreensível, sobre a energia divina viva do Criador, onde se encontra a origem dos nossos códigos genéticos específicos e que são determinantes na natureza distinta de cada ser. O que nos torna únicos.
A obra exemplifica a forma de concepção do espírito, comparando a energia divina e os ácidos nucleicos que são responsáveis pela origem do DNA e RNA do corpo humano.
Importante lembrar que existem 7 Orixás femininos e 7 Orixás masculinos, e a atração obedece uma ordem, onde os seres masculinos são atraídos por um Orixá masculino e os seres femininos por um Orixá feminino.
O Orixá ancestre traz para o ser aquela característica que se manifesta quando ele está em plenitude com o seu "eu" e é portanto a sua essência.
Entendemos então, que as características do seu Orixá Ancestral, será o que é chamado de sua natureza íntima, por isso o seu modo de pensar, agir, sentir e até mesmo seu modo de ser está diretamente ligado ao seu Ancestre.
É muito difícil o Orixá Ancestral ser revelado, para isso é preciso haver mérito, vai muito além da simples curiosidade.
“ Se assim são os seres, é porque são qualificados fatorados e magnetizados nas suas origens pelo magnetismo das ondas vivas fatorais das divindades.”Trecho do livro Orixás e Ancestrais, de Rubens Saraceni
Orixá De Frente
Os chamados Orixás de Frente ou de cabeça, diferente dos ancestrais, só guiam a pessoa durante o encarne que ela vive no momento, e influenciam apenas suas características psíquicas.A cada ciclo (encarne) que se renova, a única característica imutável é a do Ancestral.
Podemos chamar as características dos Orixás de Frente de Arquétipo social, que você constrói, e suas características todos percebem, diferente do Ancestre que é mais sobre o seu íntimo, e que dificilmente deixamos transparecer.
Por isso, pode-se comparar com quando você conhece uma nova pessoa, e tem uma primeira impressão, se você não se relacionar mais com ela, sempre que lembrá-la, será com a imagem que teve no início. Pois foi nesse contato que você percebeu as influências do Orixá de Frente dela, que podem ser evidenciadas até mesmo no físico.
“ Se você tem uma compleição mais delicada ou se tem um corpo mais esguio isso está na relação com os Orixás, isso é característica do Orixá de Frente. As filhas de Oxum tem um corpo mais delicado, um comportamento suave, se preocupam com a beleza, com a estética. As filhas de Iansã são muito práticas o corpo delas nem sempre são tão delicados porque elas também são mulheres fortes que vão para a guerra então elas sentem necessidade de ter um corpo para um dia-a-dia mais prático.”Trecho o livro Orixás na Umbanda, de Pai Alexandre Cumino
Orixá Adjunto
O Orixá adjunto auxilia a pessoa mostrando onde ela precisa melhorar para evoluir, equilibrando a energia emanada do Orixá de Frente e do Ancestre. Ele auxilia o Orixá de Frente e mantém o equilíbrio entre os polos positivos e negativos da divindade que rege a reencarnação da pessoa, e também tem forte influência sobre suas ações e personalidade.
Para sua evolução, você passará por todos os Orixás durante as reencarnações, desse modo vai adquirir características relativas aos mesmos. Não é difícil encontrar pessoas com traços presentes em vários Orixás, ou até mesmo que demonstram características de Orixás diferentes dos seus, com exceção é claro das qualidades dos ancestres, que nos acompanham por todas as reencarnações.
Também existem momentos em que outros orixás nos influenciam em certos momentos, isso acontece porque precisamos de suas energias dependendo do que estamos vivenciando, como conflitos pessoais e externos, etc...
Por isso é muito comum você ir várias casas e cada entidade fazer a leitura de um Orixá diferente, pois acontece que quando estamos sob influências de outros Orixás, sua energia fica mais forte em nós e pode facilmente ser confundido com o Orixá de Frente.
Então não há necessidade de sabermos quem são nossos orixás de Frente se não tivermos consciência do porquê eles nos acompanham e o que isso quer dizer sobre nós.
Enfim, tudo o que falamos aqui não é com intuito de estipularmos uma regra, mas sim agregarmos mais conhecimento a nossa religião, esperamos ter esclarecido algumas das dúvidas sobre o assunto.
Agradecemos a companhia, e esperamos você em uma próxima oportunidade!
Texto: Leila Missio
Fontes de pesquisa:
Livro Orixás e Ancestrais, de Mestre Rubens Saraceni
Livro Orixás na Umbanda, de Pai Alexandre Cumino
Fonte imagem: https://culturafricana1em2.blogspot.com/?view=snapshot
Nenhum comentário:
Postar um comentário